sábado, 18 de agosto de 2007

Irão: Clérigo alerta EUA contra sanções a Guardiães

Teerão, 17/08 - Um influente clérigo iraniano disse hoje (sexta-feira) que a intenção dos Estados Unidos de incluir a Guarda Revolucionária do Irão na sua lista de organizações terroristas é uma provocação para um conflito que Washington não poderá vencer.

"Os norte-americanos devem saber que, neste terreno, assim como com a energia nuclear, estão lidando com a nação inteira. E a grande nação do Irão nunca vai abandonar a sua gente revolucionária", disse Ahmad Khatami a fiéis nas orações de sexta-feira em Teerão.

"Os norte-americanos devem saber que, se agirem loucamente, entrarão num pântano do qual não conseguirão sair", disse o clérigo conservador em sermão transmitido por rádio. Khatami é membro da Assembléia dos Especialistas, um influente órgão clerical com poderes para nomear ou demitir o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.

Autoridades dos EUA disseram na quarta-feira que em breve Washington pode qualificar a Guarda Revolucionária do Irão como grupo terrorista, numa reacção ao programa nuclear iraniano e à suposta interferência de Teerão no vizinho Iraque.

Seria a primeira vez que os EUA incluem uma força regular de um governo soberano na sua lista de organizações terroristas. A medida permitiria a imposição de sanções financeiras à Guarda.

Oficiais da Guarda Revolucionária minimizaram a ameaça, dizendo que a corporação "só vai se fortalecer, apesar dos esforços dos EUA para isolá-la".

Angola Press

0 comentários: