terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ministro iraniano alerta para catástrofe energética


O ministro do petróleo do Irã, Kazem Vaziri Hamaneh, alertou o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, de uma possível catástrofe no setor energético devido ao alto consumo.

"Se não encontrarmos a solução para o problema energético nos próximos 15 anos, o país vai enfrentar uma catástrofe", declarou Hamaneh durante sua cerimônia de despedida. "Estou preparado para provar que se a situação prosseguir ao longo dos anos a catástrofe vai se confirmar (...) o padrão atual de consumo energético é um desastre para o país", compeltou.

O Irã é o segundo maior pordutor de petróleo da OPEC e está esperançoso em alcançar uma elevada posição e produção de gás também. Estima-se que o país tenha as maiores reservas depois da Rússia.

O petróleo, no entanto, não é refinado no país que é obrigado a importar milhões de litros de combustível refinado para suprir as necessidades domésticas. Em junho, o governo iniciou um programa de racionamento de derivados de petróleo'para amenizar o orçamento de importação para suprir as 70 milhões de pessoas que vivem no Irã.

JB Online

0 comentários: