O despudor e o topete israelitas
0 Comments - 15 Jul 2010
Encontra-se entre nós o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irão, Dr. Manoutchehr Mottaki (que hoje recebeu de manhã jornalistas portugueses para uma franca, aberta e participada conferência) que, como é óbvio e evidente, pelas mais simples regras de cortesia, protocolo e reciprocidade existentes entre países com relações d...

More Link
O Irão e a energia nuclear
0 Comments - 15 Jul 2010
Com cerca de 72 milhões de habitantes, a República Islâmica do Irão, na direcção da sua construção e esplendor, realizou grandes esforços e teve um grande de- senvolvimento na área da energia nuclear pacífica. No quadro das quatro décadas de presença do Irão na Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) e de acordo com o Tratado de Não-Prolif...

More Link

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Irã anuncia morte de seis soldados da Guarda Revolucionária

O Irã anunciou neste sábado a morte de seis soldados da Guarda Revolucionária na queda de um helicóptero na fronteira com o Curdistão iraquiano, mas não comentou as notícias sobre supostos enfrentamentos entre a corporação e rebeldes curdos na região.

Um comunicado do Exército iraniano, transmitido pela agência "Irna" e pela rede de televisão iraniana "Alalam", afirma que um helicóptero do Exército caiu na sexta-feira "por causa do mau tempo" numa área montanhosa do Curdistão iraniano, o que causou a morte de seis guardiões e deixou cinco feridos.

A TV "Al Jazira" informou, por sua vez, que esta noite houve conflitos, na fronteira, entre a Guarda Revolucionária e os milicianos do grupo rebelde curdo Pejak, ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

De acordo com o correspondente da emissora no Curdistão iraquiano, porta-vozes dos rebeldes curdos iranianos garantiram que os enfrentamentos continuam na região, e que "cerca de 30 militares iranianos morreram e um helicóptero foi derrubado" nos combates.

A imprensa iraniana não comenta a informação, mas insiste que o helicóptero participava de manobras militares, quando bateu em uma montanha "por causa do mau tempo".

O suposto acidente é o segundo deste tipo no noroeste do Irã desde que foi anunciada, em fevereiro, a morte de 13 militares - inclusive dois membros da Guarda Revolucionária -, na província do Azerbaijão Ocidental, também devido às condições climáticas.

Gazeta Online

0 comentários: