terça-feira, 21 de agosto de 2007

Irã anuncia morte de seis soldados da Guarda Revolucionária

O Irã anunciou neste sábado a morte de seis soldados da Guarda Revolucionária na queda de um helicóptero na fronteira com o Curdistão iraquiano, mas não comentou as notícias sobre supostos enfrentamentos entre a corporação e rebeldes curdos na região.

Um comunicado do Exército iraniano, transmitido pela agência "Irna" e pela rede de televisão iraniana "Alalam", afirma que um helicóptero do Exército caiu na sexta-feira "por causa do mau tempo" numa área montanhosa do Curdistão iraniano, o que causou a morte de seis guardiões e deixou cinco feridos.

A TV "Al Jazira" informou, por sua vez, que esta noite houve conflitos, na fronteira, entre a Guarda Revolucionária e os milicianos do grupo rebelde curdo Pejak, ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

De acordo com o correspondente da emissora no Curdistão iraquiano, porta-vozes dos rebeldes curdos iranianos garantiram que os enfrentamentos continuam na região, e que "cerca de 30 militares iranianos morreram e um helicóptero foi derrubado" nos combates.

A imprensa iraniana não comenta a informação, mas insiste que o helicóptero participava de manobras militares, quando bateu em uma montanha "por causa do mau tempo".

O suposto acidente é o segundo deste tipo no noroeste do Irã desde que foi anunciada, em fevereiro, a morte de 13 militares - inclusive dois membros da Guarda Revolucionária -, na província do Azerbaijão Ocidental, também devido às condições climáticas.

Gazeta Online

0 comentários: