O despudor e o topete israelitas
0 Comments - 15 Jul 2010
Encontra-se entre nós o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irão, Dr. Manoutchehr Mottaki (que hoje recebeu de manhã jornalistas portugueses para uma franca, aberta e participada conferência) que, como é óbvio e evidente, pelas mais simples regras de cortesia, protocolo e reciprocidade existentes entre países com relações d...

More Link
O Irão e a energia nuclear
0 Comments - 15 Jul 2010
Com cerca de 72 milhões de habitantes, a República Islâmica do Irão, na direcção da sua construção e esplendor, realizou grandes esforços e teve um grande de- senvolvimento na área da energia nuclear pacífica. No quadro das quatro décadas de presença do Irão na Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) e de acordo com o Tratado de Não-Prolif...

More Link

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

EUA: acordo entre Irã e AIEA é 'animador', mas insuficiente


A Casa Branca considerou nesta terça-feira "animador", mas insuficiente o acordo entre Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre um calendário de cooperação, e planeja continuar seus esforços para uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contra a República Islâmica.

"Esta notícia é potencialmente estimulante, mas apenas isso não é o suficiente e não cumpre as obrigações do Irã de respeitar plenamente as resoluções do Conselho de Segurança e suspender suas atividades de enriquecimento e conversão" de urânio, disse uma responsável da Casa Branca.

"Vamos continuar lutando para obter uma terceira resolução" no Conselho de Segurança sobre o programa nuclear iraniano, em colaboração com os outros quatro membros permanentes (Rússia, China, França e Grã-Bretanha) e a Alemanha.

Os Estados Unidos acreditam que o programa nuclear civil iraniano é uma fachada para a criação de um arsenal nuclear, mas Teerã insiste em que suas atividades se destinam exclusivamente à produção de energia.

A AIEA investiga o programa nuclear iraniano há mais de quatro anos.

Último Segundo

0 comentários: