quarta-feira, 22 de agosto de 2007

EUA: acordo entre Irã e AIEA é 'animador', mas insuficiente


A Casa Branca considerou nesta terça-feira "animador", mas insuficiente o acordo entre Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre um calendário de cooperação, e planeja continuar seus esforços para uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contra a República Islâmica.

"Esta notícia é potencialmente estimulante, mas apenas isso não é o suficiente e não cumpre as obrigações do Irã de respeitar plenamente as resoluções do Conselho de Segurança e suspender suas atividades de enriquecimento e conversão" de urânio, disse uma responsável da Casa Branca.

"Vamos continuar lutando para obter uma terceira resolução" no Conselho de Segurança sobre o programa nuclear iraniano, em colaboração com os outros quatro membros permanentes (Rússia, China, França e Grã-Bretanha) e a Alemanha.

Os Estados Unidos acreditam que o programa nuclear civil iraniano é uma fachada para a criação de um arsenal nuclear, mas Teerã insiste em que suas atividades se destinam exclusivamente à produção de energia.

A AIEA investiga o programa nuclear iraniano há mais de quatro anos.

Último Segundo

0 comentários: