terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ahmadinejad viaja ao Azerbaijão para reforçar acordos sobre petróleo


Baku, 20 ago (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, inicia amanhã, terça-feira, uma visita oficial de dois dias ao vizinho Azerbaijão com o objetivo de reforçar os laços bilaterais e os futuros acordos sobre fornecimento de gás iraniano.

"Serão assinados vários acordos bilaterais. Esperamos que esta visita sirva para fortalecer a paz na região", informaram hoje diplomatas iranianos em Baku à agência de notícias russa "Interfax".

Durante a visita, Ahmadinejad se reunirá com o colega azerbaijano, Ilham Aliyev, para abordar "assuntos de interesse bilateral e também assuntos regionais".

Eles se reuniram pela última vez em maio de 2006, às vésperas da cúpula anual da Organização de Cooperação Econômica (ECO, em inglês), fórum regional que agrupa dez países de maioria muçulmana na Ásia Central, Cáucaso e Oriente Médio.

O Azerbaijão está interessado em uma alternativa ao petróleo russo, já que Moscou aumentou consideravelmente as tarifas dentro da nova política de preços de mercado que cortou subsídios.

Em dezembro de 2005, Aliyev e Ahmadinejad assinaram um memorando de cooperação energética, que deixava aberta a possibilidade de futuros acordos de fornecimento de gás iraniano.

As relações bilaterais foram deterioradas em maio de 2006, quando nacionalistas azerbaijanos queimaram bandeiras iranianas e retratos de Ahmadinejad em protesto contra a morte de 20 pessoas de etnia azeri no norte do Irã.

A ação foi organizada por grupos que promovem a separação do norte do Irã, de maioria azeri, etnia que representa em torno de 20% da população do Irã.

Em todo caso, Baku sempre defendeu o direito do Irã a desenvolver um programa nuclear civil e assegurou que não cederá seu território aos Estados Unidos ou outras potências estrangeiras para agredir países vizinhos.

Último Segundo

0 comentários: