quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Irã testará sua primeira "bomba inteligente" dirigida a laser

Teerã, 22 ago (EFE).- O Irã deve testar nos próximos dias sua primeira "bomba inteligente" dirigida a laser, informou hoje o Ministério da Defesa iraniano em comunicado.

A nota, transmitida pela agência oficial iraniana "Irna", explica que a bomba "Ghased" será testada durante "a Semana do Governo, que começou hoje mesmo", e afirma que "pode ser lançada de caças-bombardeiros F-4 e F-5".

"Trata-se de uma bomba muito potente, moderna e inteligente, cuja fabricação era monopolizada por poucos países do mundo", indica o comunicado.

O ministério afirma que os técnicos iranianos finalizaram as fases da fabricação e produção em nível industrial da bomba "Ghased", sem dar mais detalhes.

A informação foi divulgada menos de duas semanas após o Irã anunciar que testou seu primeiro avião de combate de fabricação nacional "Azrajsh", que considerou um "novo êxito tecnológico dos técnicos iranianos".

O comandante da Guarda da Revolução revelou na semana passada que este corpo militar de elite conta com material bélico sofisticado de fabricação nacional, incluindo mísseis de até 2 mil quilômetros de alcance.

As notícias sobre as "conquistas" militares iranianas ocorrem depois de os EUA anunciarem que venderá armas no valor de US$ 20 bilhões à Arábia Saudita e outros vizinhos árabes da República Islâmica.

Também coincidem com a crescente tensão entre EUA e o Irã pela intenção de Washington de declarar como "organização terrorista" a Guarda da Revolução, considerada o principal corpo da defesa do regime xiita de Teerã.

Último Segundo

0 comentários: