terça-feira, 21 de agosto de 2007

Turquia e Irão acordam reforço de cooperação energética


A Turquia e o Irão firmaram domingo um vasto acordo de cooperação energética que inclui a construção de várias centrais termoeléctricas comuns, bem como um número indeterminado de centrais hidroeléctricas em ambos os países.

O acordo foi rubricado em Teerão, depois de uma ronda de contactos entre o ministro da Energia e Recursos Naturais turco, Hilmi Guler, o seu homólogo iraniano, Parviz Fattah, e o ministro do Petróleo iraniano em funções, Gholam Hosein Nozari.

O conjunto das centrais permitirá gerar cerca de 16.000 megawatts de energia.

O acordo inclui ainda a criação de uma companhia comum para a construção de um gasoduto entre a cidade iraniana de Asaluye e a fronteira turca, que fornecerá cerca de 35 biliões de metros cúbicos anuais de gás à Europa.

Nos termos do acordo, o Irão permitirá a passagem pelo respectivo território do gás procedente do Turquemenistão com destino à Turquia.

«O nosso objectivo é estabelecer um sistema com base na reciprocidade dos direitos mútuos e que proteja as duas partes e os consumidores», declarou Hilmi Guler.

Os Estados Unidos, que não mantêm relações diplomáticas com Teerão mas que são um estreito aliado de Ancara, recusaram com veemência o acordo, objecções ignoradas pela Turquia, que anunciou que investirá cerca de 3.500 milhões de dólares nos campos de gás iranianos a partir do próximo ano.

Além de reforçar os laços nos campos económico e energético, os dois países estarão também a colaborar a nível das forças de segurança da Turquia e Irão, com ataques simultâneos nos últimos dias na luta contra os terroristas do PKK no Curdistão iraquiano, segundo o Governo semi-autónomo do norte do Iraque.

O exército turco tem cerca de 200.000 efectivos na fronteira comum com o Iraque, enquanto aguarda luz verde do Governo e do Parlamento de Ancara para realizar uma vasta ofensiva no país vizinho.

No entanto, o perigo de uma operação transfronteiriça iminente no Curdistão iraquiano já não vem da Turquia, mas sim do Irão, acusou o PUKmedia, o portal de notícias da União Patriótica do Curdistão (PUK), o partido do presidente iraquiano, Yalal Talabani.

De acordo com o PUKmedia, o exército iraniano destacou tropas adicionais durante a última semana para o cruzamento de Haji Omaran, na fronteira entre o Irão e o norte do Iraque, zona onde se registaram intensos combates e lançamento de foguetes, na sequência dos quais morreram cerca de 40 membros da Guarda Revolucionária iraniana e unas 200 famílias iraquianas se viram obrigadas a abandonar as casas, segundo a mesma fonte.

Diário Digital

0 comentários: