terça-feira, 14 de agosto de 2007

Jornalista de véu entrevista embaixador do Irão


"Será que estou a ver bem, uma jornalista da RTP a entrevistar o embaixador do Irão em Lisboa, com véu, vestida até à nuca de escuro e com luvas pretas? Em Lisboa?" Foi desta forma que Pacheco Pereira, comentador político, reagiu ao programa Avenida Europa, no seu blogue, o "Abrupto".

Em causa está a entrevista realizada por Márcia Rodrigues, jornalista, que, para entrevistar Mohammad Taheri, embaixador do Irão, se "vestiu a rigor". O programa, emitido semanalmente à sexta na RTP1, é "um programa informativo sobre as actividades e políticas da União Europeia", explica a estação pública. Contactada pelo DN, a RTP não quis fazer qualquer comentário.

Para Pacheco Pereira, o facto de a jornalista utilizar um véu é uma falta de respeito a si própria. "Uma coisa é vestir-se de forma recatada dadas as sensibilidades, outra é vestir como uma iraniana em Lisboa. Se no tempo dos talibãs também houvesse uma embaixada do Afeganistão em Lisboa, iria a senhora jornalista de burka? O problema é que já não nos respeitamos a nós próprios", refere o ex-deputado.

O DN sabe que a jornalista da RTP não foi obrigada a usar tal indumentária para poder realizar a entrevista. Segundo fonte da embaixada do Irão em Lisboa, não foram dadas quaisquer indicações à jornalista sobre a forma como ela deveria vestir--se. A mesma fonte relembra que, "mesmo que alguma embaixada tivesse a pretensão de dizer a um cidadão português como ele deveria vestir-se dentro do seu próprio país, esse cidadão não era, de forma alguma, obrigado a obedecer às instruções dessa mesma embaixada".

Fica então por perceber o motivo que levou Márcia Rodrigues a optar por vestir um véu, roupa escura e luvas pretas para realizar esta entrevista. Não foi possível chegar à fala com a jornalista, já que esta se encontra incontactável, devido a estar de férias, afirma fonte da RTP.

Maria João Espadinha & Patrícia Viegas, Diário de Notícias, 01 de Agosto de 2007 [fonte]

0 comentários: