sábado, 25 de agosto de 2007

Irã vai atender à AIEA em etapas, dizem diplomatas


VIENA - O Irã vai resolver em etapas, até o final do ano, suas pendências com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), mas isso não bastará para declarar que seu programa nuclear é plenamente pacífico, disseram diplomatas na sexta-feira.

Eles revelaram vários aspectos de um plano aceito nesta semana pelo Irã e pela AIEA, com os quais a República Islâmica pretende confirmar o caráter pacífico do seu programa e evitar novas sanções. Pelo plano, os inspetores internacionais voltariam a ter acesso regular e efetivo às instalações subterrâneas de enriquecimento de urânio do Irã.

O plano deve ser apresentado na semana que vem aos 35 países da direção da AIEA. Segundo diplomatas que tiveram acesso a ele, Teerã terá de provar primeiro as questões mais "fáceis", passando gradualmente às dúvidas mais complexas da AIEA e concluindo o processo em dezembro.

Um diplomata disse que a AIEA havia sugerido uma ação mais ampla e imediata por parte do Irã, para não esgotar a paciência de potências ocidentais que desconfiam que Teerã esteja desenvolvendo armas nucleares. "Mas o Irã foi irredutível a respeito do sequenciamento, resolvendo as questões uma a uma", completou esse diplomata.

"A preocupação é que eles marquem pontos politicamente no começo, resolvendo as coisas mais fáceis, para então se esquivar de esclarecer as questões mais delicadas, atribuindo isso a mais ações (de sanções) do Conselho de Segurança, ou mesmo conversas sobre ações. A AIEA então talvez tenha de pedir mais tempo (às grandes potências)."

Outros diplomatas ocidentais compartilham da impressão de que o interesse do Irã é manter o Conselho de Segurança afastado enquanto continua a enriquecer urânio até aperfeiçoar essa tecnologia.

A primeira leva de questões incluiu os experimentos do Irã com plutônio, o elemento físsil mais comum em ogivas nucleares; o restabelecimento do acesso de inspetores ao reator de água-pesada de Arak, sob construção; e um acordo com valor legal regulamentando as inspeções no complexo de enriquecimento de Natanz.

A segunda fase diria respeito aos esforços do Irã para construir centrífugas P-2, capazes de refinar urânio com o dobro ou triplo da velocidade da centrífuga P-1. O Irã obteve peças de centrífugas no mercado negro que era mantido pelo cientista nuclear paquistanês A.Q. Khan, segundo diplomatas.

De acordo com eles, a terceira fase, em dezembro, envolveria as suspeitas sobre o difuso caráter militar do programa.

O Irã terá de explicar, por exemplo, a revelação de documentos descrevendo como transformar o metal de urânio em formatos "hemisféricos", adequados ao uso em bombas atômicas, e a existência de partículas de urânio adequado para uso em armas em equipamentos examinados por inspetores.

Mas, contrariando o que pleiteava o Irã, a AIEA se recusa a emitir, ao fim do processo, uma declaração atestando o caráter pacífico do programa nuclear -- isso ficaria apenas para quando o Irã autorizasse inspeções intrusivas em locais que não são declarados nucleares sob o Protocolo Adicional ao Tratado de Não-Proliferação. O Irã deixou de cumprir o Protocolo em 2006, como protesto pelas sanções da ONU, o que prejudicou ainda mais as inspeções.

Os EUA disseram que o plano tem "limitações reais" e que Washington vai continuar propondo sanções mais duras contra Teerã.

Mark Heinrich, Estadão, 24 de Agosto de 2007 [fonte]

0 comentários: