quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Ahmadinejad quer passar tecnologia nuclear a países pacíficos

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reafirmou hoje que o Irão «alcançou o nível máximo na tecnologia nuclear» e que está disposto a «passar as suas conquistas» a outras nações que defendam a paz.

Ahmadinejad falava na cidade de Ardabil, no nordeste do Irão, onde inaugurou uma fábrica têxtil antes de se deslocar ao Azerbeijão.

«A República Islâmica alcançou os níveis máximos no âmbito da tecnologia nuclear graças à resistência do povo. Também superámos as dificuldades e agora estamos nas margens da paz», disse, minimizando a importância da oposição de «alguns países com más intenções» às actividades nucleares iranianas.«Não podem impedir o nosso desenvolvimento», afirmou.

«As nossas conquistas pertencem a todos os povos do mundo e estamos dispostos a transmiti-las a todos os membros da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) mediante cursos de ensino dentro das suas normativas», acrescentou.

O presidente iraniano disse que Teerão «passará esta tecnologia a todos os países que odeiam a guerra e defendem a paz».

A declaração surge enquanto uma delegação da AIEA prossegue negociações com as autoridades iranianas em Teerão, tentando acordar um plano para solucionar as «questões pendentes» na questão nuclear iraniana.

A República Islâmica tenta mostrar que coopera com a comunidade internacional para evitar o endurecimento das sanções contra o país devido à sua recusa em suspender o enriquecimento de urânio.

O Irão espera que o caso seja tratado só pela AIEA e não pelo Conselho de Segurança da ONU, que aprovou duas resoluções contendo sanções contra o país.

Entretanto, as autoridades iranianas afirmam que não renunciarão ao enriquecimento de urânio.

Diário Digital

0 comentários: