terça-feira, 14 de agosto de 2007

João Mário Grilo roda documentário até Novembro


Odocumentário "O tapete voador", do realizador João Mário Grilo, cujas filmagens decorrem no Irão, Lisboa, Londres e São Petersburgo, deverá estar concluído em Novembro e a versão final será falada em Farsi, Português e Inglês.

O cineasta disse hoje, à agência Lusa, que concluiu a primeira fase de rodagem do documentário - realizada em vários pontos do Irão - e as filmagens deverão prosseguir nas cidades europeias em Setembro e Outubro.

Produzido pela Bollywood Pictures, "O tapete voador" aborda "o papel da arte em substituição da política, na criação de pontes entre as culturas", segundo o realizador, que acredita que a arte pode ter um papel muito importante a construir pontes entre as culturas e "aproximá-las, ao contrário da política, que, por razões e decisões que nos são estranhas, afasta os países".

Para a realização do documentário - cujo ponto de partida são os tradicionais tapetes persas e se desenvolve depois numa dimensão mais abstracta - João Mário Grilo contou com o apoio da Embaixada do Irão em Portugal.

Montagem complexa

Em Lisboa, as filmagens vão decorrer especialmente no Museu Calouste Gulbenkian e no Museu Nacional de Arte Antiga, onde foi inaugurada, a 31 de Julho, a exposição "O tapete oriental em Portugal. Tapete e pintura, séculos XV - XVIII", uma mostra que "tem muito a ver com o projecto do filme".

O cineasta referiu que a produtora "gostaria que o documentário pudesse ser estreado no próprio museu, eventualmente numa sessão simultânea com Teerão", uma das localidades onde colheu imagens e fez entrevistas, num total de trinta horas de material que está a ser preparado para montagem.

"Será uma montagem complexa, uma vez que uma grande parte das entrevistas realizadas está em Farsi, e assim se irá manter na versão final do filme, que deverá ser falada em, pelo menos, três línguas Farsi, Português e Inglês", indicou o realizador.

Jornal de Notícias, 10 de Agosto de 2007 [fonte]

0 comentários: