terça-feira, 21 de agosto de 2007

Larijani pede que EUA aceitem "a realidade nuclear do Irã"


Teerã, 20 ago (EFE).- O secretário-geral do Conselho Supremo da Segurança Nacional iraniano, Ali Larijani, disse hoje que a política dos EUA no Iraque "fracassou" e que Washington "deve aceitar a realidade nuclear do Irã, se quiser sair de sua crise atual".

Citado pela agência de notícias iraniana "Mehr", Larijani afirmou que os EUA e "a Entidade Sionista" (Israel) se opõem a que países muçulmanos tenham acesso à tecnologia nuclear "porque temem o despertar islâmico".

"Na sua opinião, nenhum país (islâmico) tem direito a novas tecnologias. Eles dividem os países entre estados de primeiro e segundo grau", disse Larijani em reunião com clérigos xiitas em Teerã.

"Os americanos devem admitir a realidade nuclear da República Islâmica se quiserem sair do beco sem saída em que estão" no Iraque.

Os EUA e o Irã não mantêm relações diplomáticas há 27 anos, mas desde maio negociam sobre o restabelecimento da segurança no Iraque.

A declaração de Larijani, que também é o principal negociador iraniano no tema nuclear, acontece enquanto uma equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) faz uma inspeção em Teerã, em nova tentativa de alcançar um plano para resolver a polêmica sobre as atividades nucleares do país.

Último Segundo

0 comentários: