quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Ahmadinejad promete repassar tecnologia nuclear a países pacíficos


Teerã, 21 ago (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reafirmou hoje que seu país "alcançou o nível máximo na tecnologia nuclear" e que está disposto a "passar suas conquistas" a outras nações que defendam a paz.

Ahmadinejad fez esta declaração na cidade de Ardabil, no nordeste do Irã, onde inaugurou fábrica têxtil antes de viajar ao Azerbaijão.

"A República Islâmica alcançou os níveis máximos no âmbito da tecnologia nuclear graças à resistência do povo. Também superamos as dificuldades e agora estamos às margens da paz", disse o presidente.

Ao mesmo tempo, minimizou a importância da oposição de "alguns países com más intenções" às atividades nucleares iranianas, e considerou que estes "não podem impedir nosso desenvolvimento".

"Nossas conquistas pertencem a todos os povos do mundo e estamos dispostos a transmiti-las a todos os membros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) mediante cursos de ensino dentro de suas normativas", acrescentou.

O governante iraniano disse que Teerã "passará esta tecnologia a todos os países que odeiam a guerra e defendem a paz".

A declaração acontece enquanto uma delegação da AIEA continua negociações com as autoridades iranianas em Teerã, tentando acertar um plano para solucionar as "questões pendentes" na questão nuclear iraniana.

Com isto, a República Islâmica tenta mostrar que coopera com a comunidade internacional para evitar o endurecimento das sanções contra por sua recusa a suspender o enriquecimento de urânio.

O Irã espera que o caso seja tratado só pela AIEA e não pelo Conselho de Segurança da ONU, que aprovou duas resoluções com sanções ao país. Enquanto isso, as autoridades iranianas afirmam que não renunciarão ao enriquecimento de urânio.

Último Segundo

0 comentários: