O Irã se comprometeu a fornecer petróleo bruto ao Senegal durante um ano e a comprar 34% do capital da refinaria do país africano, que vem tendo dificuldades no abastecimento, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Energia senegalês.
Estes compromissos foram assinados pelos dois países ao término de uma visita de trabalho a Teerã do ministro de Energia senegalês, Samuel Sarr, explicou à AFP uma fonte do ministério.
"Os textos prevêem o fornecimento durante um ano de petróleo bruto pelo Irã à Sociedade Africana de Refino (SAR)", cujo acionista majoritário é o Estado senegalês, afirmou a fonte, sem dar detalhes sobre valores.
"O fornecimento deve começar imediatamente", acrescentou.
Os acordos determinam também a participação da companhia de petróleo iraniana NIORDC (National Iranian Oil, Refining and Distribution Company) "no capital da SAR, a um nível de 34%", algo que se concretizará no decorrer do ano, segundo a fonte.
As autoridades iranianas e senegalesas também entraram no acordo sobre o desenvolvimento das capacidades de hidrocarbonetos no Senegal.
0 comentários:
Enviar um comentário