terça-feira, 21 de agosto de 2007

Irão: Presidente iraniano diz que Israel representa "bandeira de Satanas"

Teerão, 19/08 - O Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou hoje que Israel representa "a bandeira de Satanás", noticiou a agência oficial IRNA.

Acrescentou que o Estado judaico está destinado a ruir.

"O regime sionista representa a bandeira da violação e da ocupação, e esse regime é a bandeira de Satanás", declarou Ahmadinejad durante uma conferência religiosa internacional em Teerão.

"Não é improvável que este regime esteja no caminho de sua deterioração e dissolução, porque a filosofia por trás da sua criação e sobrevivência é inválida", acrescentou o Presidente.

Os comentários de Ahmadinejad vêm pouco depois da assinatura do acordo norte-americano de 30 bilhões de dólares com Israel para o fornecimento de armas, cujo objectivo explícito é combater a ameaça de um Irão "insurgente".

Estados Unidos e Israel estão cada vez mais preocupados com o avanço do programa nuclear iraniano, já que a suspeita ocidental é de que o país muçulmano esteja de facto a desenvolver armamento atómico.

Teerão insiste em dizer que mantém o programa apenas para fins energéticos pacíficos e civis.

"Os EUA sabem que Israel vive numa região cada vez mais perigosa, onde o Irão se insurge, onde o Irão procura desenvolver a sua capacidade nuclear e expandir o seu poder", afirmou o sub-secretário de Estado norte-americano, Nicholas Burns, antes da assinatura de um documento do pacote de ajuda militar em Jerusalém na última quinta-feira.

"Existe agora uma cooperação clara entre Irão, Síria, Hezbollah e outros grupos, que são os responsáveis pelo conflito na região", além do movimento islâmico palestiniano Hamas, disse Burns.

Israel recebe actualmente 2,4 bilhões de dólares em ajuda militar dos Estados Unidos por ano. Com a assinatura do novo acordo, esse valor deve aumentar em cerca de 600 milhões de dólares, chegando a três bilhões anuais, segundo as autoridades

. Nesta semana, os Estados Unidos afirmaram que consideram Guardiães da Revolução iranianos uma organização "terrorista", mas que, apesar disso, não pretendem acções militares contra o Irão.

A decisão de considerar os Guardiães da Revolução terroristas teria o objectivo de dificultar as actividades económicas e financeiras dos Pasdarans, exército ideológico do regime iraniano, que recebe equipamentos militares sofisticados.

Angola Press

0 comentários: