quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Irã anuncia "avanços" em negociações com AIEA e UE sobre caso nuclear


Teerã, 13 ago (EFE).- O Irã anunciou hoje "avanços" em suas negociações com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a União Européia (UE) para solucionar o caso envolvendo seu programa nuclear, segundo a agência de notícias "Irna".

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Mohamad Ali Hosseini, se referiu à última rodada de conversas entre seu país e a AIEA, concluída na quinta-feira passada no Irã, e assegurou que as duas partes "acordaram continuar o diálogo em Viena e Teerã".

Hosseini, citado hoje pela "Irna", assinalou que a AIEA "deu alguns passos" em aproximação à República Islâmica, e disse que a próxima rodada de negociações entre as duas partes acontecerá no dia 20 de agosto, em Viena.

O porta-voz também comentou sobre as conversas entre o chefe da diplomacia da UE, Javier Solana, e o principal negociador iraniano no caso nuclear, Ali Larijani, e ressaltou que elas se "desenvolvem de forma positiva", embora sem precisar a data para a próxima reunião.

O último encontro entre Solana e Larijani ocorreu em 23 de junho em Lisboa, onde as duas partes não falaram de grandes avanços, embora tenham dito que continuarão negociando.

Com essas negociações, o Irã tenta conseguir que seu caso nuclear seja tratado pela AIEA e não pelo Conselho de Segurança da ONU, para evitar o endurecimento das sanções contra por sua recusa em suspender o programa de enriquecimento de urânio.

A AIEA investiga há cinco anos o programa atômico da República Islâmica e até agora não pôde descartar com toda certeza que os esforços nucleares desse país não são militares.

O Irã, quarto maior exportador de petróleo do mundo, assegura que seus esforços no campo nuclear são meramente civis e pacíficos, como a geração de energia elétrica.

Último Segundo

0 comentários: