quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Rice diz que EUA cogitam mais sanções contra o Irã


NOVA YORK (Reuters) - A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, disse na segunda-feira que os Estados Unidos cogitam novas sanções contra o Irã, inclusive contra a força Quds, a tropa de elite da Guarda Revolucionária.

"Podemos designar muito mais entidades (iranianas na lista de sanções)", disse Rice à Reuters. "Houve alguns indivíduos e entidades da força Quds já designados, e vamos examinar a perspectiva de fazer isso com a organização como um todo."

Os EUA acusam a força Quds de incitar à violência no Iraque e de treinar e equipar insurgentes que atacam as tropas norte-americanas. Teerã nega qualquer interferência no país vizinho.

"Lembrem-se que o problema com a força Quds é que ela tem uma rede de atividades no apoio ao terrorismo, mas também, acreditamos, uma rede de atividades em apoio à proliferação (de armas nucleares)", acrescentou.

Rice reiterou que todas as opções -inclusive a militar- continuam sobre a mesa, mas deixou claro que os EUA preferem por enquanto seguir o caminho da diplomacia contra o Irã.

Entretanto, ela cobrou mais urgência nos esforços internacionais para convencer Teerã a abandonar as atividades de enriquecimento, que Washington teme que sejam voltadas para o desenvolvimento de armas atômicas -o que a República Islâmica nega.

"É extremamente importante que a trilha diplomática demonstre alguma vida", afirmou a secretária.

China e Rússia, que têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, relutam em aceitar um terceiro pacote de sanções internacionais contra Teerã.

O Globo

0 comentários: