sábado, 8 de setembro de 2007

Acordo com Irão é necessário para evitar guerra


O acordo com o Irão para inspecções ao controverso programa nuclear iraniano é necessário para impedir uma confrontação que poderia conduzir à guerra, declarou esta sexta-feira o director da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei.

( 19:18 / 07 de Setembro 07 )


«Vejo, por um lado, que o Irão prossegue o enriquecimento (de urânio) sem que façamos as verificações sólidas que se impõem» e «por outro, os tambores de guerra dos que dizem que, de facto, a solução é bombardear o Irão», afirmou ElBaradei a jornalistas, em Viena.

Esta hipótese «faz-me tremer, porque parte da retórica utilizada recorda» a anterior à guerra lançada pelos Estados Unidos e a Grã-Bretanha contra o Iraque.

ElBaradei foi criticado porque a AIEA chegou a acordo, em Agosto, com o Irão sobre um calendário, nos termos do qual Teerão deve responder às questões sobre as suas actividades passadas não explicadas.

O jornal Washington Post considerava quarta-feira que, ao concluir este acordo, o responsável da AIEA evitava criticar o Irão devido à sua produção de urânio enriquecido, matéria que pode ter aplicações, tanto civis, como militares.

ElBaradei respondeu hoje que este acordo respeitava apenas à cooperação do Irão com os inspectores da sua agência, como exige o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Este organismo impôs por duas vezes sanções contra os iranianos por se recusarem a suspender o enriquecimento, como a ONU exige.

TSF Online

0 comentários: