sábado, 22 de setembro de 2007

Ahmadinejad é proibido de visitar o Marco Zero


Presidente iraniano pretendia promover visita e depositar flores no local durante sua estada em Nova York

NOVA YORK - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu autorização para depositar flores no Marco Zero de Nova York, onde ficava o World Trade Center, mas a polícia local rechaçou a requisição. Ahmadinejad, que chegará a Nova York depois de amanhã para discursar durante a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), havia pedido no mês passado à prefeitura nova-iorquina e ao Serviço Secreto dos Estados Unidos autorização para visitar o Marco Zero. Diplomatas americanos criticaram a iniciativa como uma tentativa de transformar uma eventual visita ao local atacado em 11 de setembro de 2001 em uma jogada de marketing. Paul Browne, porta-voz da polícia local, alegou que a requisição de Ahmadinejad foi rejeitada porque há obras no local, além de preocupações com a segurança.

Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, defendeu a decisão da polícia nova-iorquina. “Posso entender por que eles não querem ali alguém que dirige um país que é um Estado patrocinador de terrorismo”, acusou. Mohammad Mir Ali Mohammadi, porta-voz da missão iraniana na ONU, disse não ter sido notificado formalmente sobre a recusa da polícia, mas lamentou a decisão. “O presidente Ahmadinejad pretendia depositar flores no local do Marco Zero com o objetivo de homenagear as vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Temos a esperança de que ainda seja possível conversar com o departamento de polícia a respeito”, comentou.

O comissário de polícia revelou anteontem que a prefeitura estava analisando o pedido de Ahmadinejad, causando alvoroço entre políticos americanos e familiares das vítimas. EUA e Irã não mantêm relações diplomáticas desde 1979, quando Washington rompeu os contatos com Teerã depois de estudantes iranianos terem protagonizado uma tomada de reféns na embaixada americana em Teerã que durou mais de um ano.

Ao mesmo tempo, os EUA acusam o Irã de manter em segredo um programa nuclear com fins bélicos e de armar rebeldes xiitas no Iraque. Teerã nega as acusações. Anteontem, Zalmay Khalilzad, embaixador americano na ONU, disse que os EUA não apoiariam a tentativa iraniana de “usar o local para uma jogada de marketing”.

Ontem, o jornal popular Daily News mandou o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, para o inferno em sua manchete, um dia após a polícia de Nova York negar a ele a autorização para visitar, na próxima semana, o Marco Zero, onde estavam as torres gêmeas, destruídas em 11 de setembro de 2001. A maioria de jornais populares nova-iorquinos dedicou ontem sua capa a Ahmadinejad, criticando sua intenção de visitar o local durante a 62ª Assembléia Geral das Nações Unidas.

“Nossa mensagem ao louco iraniano: se você pensa que pode colocar um pé perto do Marco Zero, você pode... ir para o inferno”, afirma o Daily News na capa, em letras colossais, ao lado de uma foto de Ahmadinejad com o símbolo de proibido.

Correio da Bahia

0 comentários: