sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Presidente iraniano encontrou-se com ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela


Mahmud Ahmadinejad, presidente do Irão, manteve uma reunião com Nicolás Maduro, ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, à margem do encontro ministerial dos membros do Movimento dos Não Alinhados (MNA), que decorre em Teerão.

Durante a conversação, Ahmadinejad mencionou a importância das relações entre Teerão e Caracas na vinculação da América Latina com a Ásia Central e apostou na ampliação das relações bilaterais e na aceleração das cooperações e investimentos conjuntos. “Está a formar-se um mundo novo, sendo a cultivação cultural as preliminares em que os dois países se deverão basear”, acrescentou.

Pela sua parte Maduro fez referência ao desenvolvimento de projectos conjuntos com a Venezuela e qualificou como sendo “um exemplo para os demais países” as relações irano-venezuelanas.

O titular dos Negócios Estrangeiros da Venezuela concordou com os pontos de vista de Ahmadinejad referentes aos direitos humanos e à diversidade cultural e esteve também de acordo à referência de que “se está a formar um mundo novo”, apostando em que “o Irão e a Venezuela poderão desempenhar um papel importante neste processo.”

Maduro defendeu o direito iraniano à exploração pacífica da energia nuclear e transmitiu a Ahmadinejad um convite do seu colega, Hugo Chávez, para visitar o seu país.

0 comentários: