sábado, 22 de setembro de 2007

Nova York nega pedido de Ahmadinejad para visitar área do 11/9


Por Christine Kearney

NOVA YORK (Reuters) - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, viu rejeitado seu pedido para visitar o local onde ficava o World Trade Center, destruído nos atentados de 11 de setembro de 2001, disse a polícia de Nova York na quarta-feira.

Ahmadinejad, que em seus discursos costuma acusar os EUA de arrogância, havia pedido para visitar o local quando estiver em Nova York para a sessão anual a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), neste mês.

"O local está fechado a visitantes devido às obras de construção ali", disse o porta-voz policial Paul Browne em nota. "Pedidos do presidente do Irã para visitar a área imediatamente vizinha também seriam contrariados pelo Departamento de Polícia de Nova York, por questões de segurança."

A polícia disse não saber por que Ahmadinejad pretendia visitar o local. Mas a possibilidade de que isso acontecesse provocou críticas de presidenciáveis de ambos os partidos. Washington há muito tempo acusa o Irã de patrocinar o terrorismo.

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, alguns iranianos realizaram vigílias espontâneas em Teerã.

Em 2002, o presidente George W. Bush criou a famosa expressão "eixo do mal" para qualificar o grupo de inimigos dos EUA formado por Irã, Coréia do Norte e Iraque, então sob o regime de Saddam Hussein.

Mais recentemente, o Irã desafia a pressão e as sanções ocidentais para que suspenda seu programa de enriquecimento de urânio, que o Ocidente suspeita que esteja voltado para o desenvolvimento de armas atômicas --algo que Teerã nega.

Funcionários da missão iraniana na ONU não foram localizados para comentar o veto à visita de Ahmadinejad ao WTC.

Reuters Brasil

0 comentários: