quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Pré-candidato republicano quer proibir presença de Ahmadinejad na ONU


WASHINGTON (AFP) — Um dos candidatos republicanos à Casa Branca em 2008, Mitt Romney, afirmou nesta segunda-feira que o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad deveria ser proibido de participar na Assembléia Geral das Nações Unidas na semana que vem e o acusou de genocídio.

O ex-governador de Massachusets pediu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que retire o convite ao presidente iraniano para participar na Assembléia Geral da organização e disse que o governo americano deveria reconsiderar seu apoio financeiro à organização internacional se Ki-moon não fizer isso.

"Eu peço às Nações Unidas para anular qualquer convite ao presidente Ahmadinejad em relação à Assembléia Geral", afirmou o candidato numa carta. Se o presidente iraniano "colocar o pé em solo americano, ele deverá ser indiciado pelas regras da Convenção de Genebra por genocídio", acrescentou.

"Os Estados Unidos e o mundo devem adotar uma posição forte contra o regime terrorista iraniano e o momento de agir é agora", disse ainda.

Se a ONU não reagir às ameaças do Irã, disse Romney, "os Estados Unidos devem reconsiderar seu nível de financiamento às Nações Unidas no momento em que nós queremos reconstruir e revitalizar as alianças internacionais para fazer frente às ameaças do século XXI".

Romney, 60 anos, um protestante multimilionário, está na frente nas sondagens nos Estados de Iowa (centro) e de New-Hampshire (leste).

AFP Brasil

0 comentários: