sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Oliver Stone quer realizar filme sobre presidente iraniano


O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, aceitou ser o tema de um filme do realizador norte-americano Oliver Stone, mas sob «certas condições».


Segundo o assessor artístico do líder iraniano, Yavad Shamghadri, citado pela agência Fars, Stone manifestou interesse em rodar um filme sobre Ahmadinejad numa carta enviada ao governo de Teerão.

«Seguramente - disse Shamghadri - vamos pedir explicações (a Stone) sobre o projecto e o programa que tem previsto para realizar este documentário».

«Vamos perguntar-lhe - precisou - o tempo previsto para concluir o filme, o resultado que prevê alcançar e o que pretende demonstrar, além de lhe pedirmos o guião, para o estudarmos».

O porta-voz escusou-se a divulgar pormenores do conteúdo da carta de Stone e mesmo a indicar quando foi enviada, mas assinalou não ser a primeira que o realizador norte- americano enviava às autoridades iranianas.

«O presidente Ahmadinejad - referiu ainda - não respondeu negativamente ao pedido de Stone, mas disse preferir que fizesse o filme um realizador iraniano», acrescentou.

Ainda segundo o porta-voz, Stone enviou mais tarde uma outra carta em que apresentava razões que a Teerão pareceram «interessantes», nomeadamente quando o realizador apontava como seu objectivo dar «a verdadeira imagem do Irão ao povo norte-americano».

Nesta última carta, indicou Shamghadri, Stone «dizia que actualmente não existe uma imagem correcta do Médio Oriente, dos muçulmanos e do Irão no Ocidente, e que a sua película pode romper com esta imagem negativa».

Diário Digital

0 comentários: