quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Presidente do Iraque exige aos EUA que liberte civil iraniano


O presidente do Iraque, Jalal Talabani, exigiu hoje a libertação imediata do funcionário civil iraniano Agai Mahmudi Ferhadi, detido quinta-feira pelas tropas norte-americanas no norte do Iraque.

O exército dos Estados Unidos deteve Ferhadi quinta-feira num hotel de Souleimaniyeh, cidade do Curdistão iraquiano situada 330 quilómetros a norte de Bagdad, alegando que o iraniano fornecia armas a grupos rebeldes.

O presidente do Iraque exigiu aos norte-americanos a libertação imediata de Ferhadi, sublinhando que se trata de um funcionário civil iraniano que integrava uma delegação comercial da província de Kermanshah (Oeste do Irão) em visita oficial ao Iraque com conhecimento do governo de Bagdad e das autoridades do Curdistão.

"Reclamo a sua libertação imediata para manter as boas relações entre a região do Curdistão e o Irão e para a prosperidade do Curdistão", afirma Talabani na carta de protesto dirigida ao embaixador dos Estados Unidos em Bagdad, em que manifesta o seu "descontentamento face à prisão de um visitante civil sem que o governo do Curdistão fosse informado".

"Vocês humilharam o governo regional [do Cudistão] e ignoraram a sua autoridade", acrescenta a carta do presidente iraquiano.

Talabani indicou que as autoridades iranianas ameaçaram fechar a fronteira com o Curdistão, o que causará danos consideráveis ao comércio daquela região autónoma no mês do Ramadão (jejum muçulmano).

O governo do Irão já protestou contra a detenção de Ferhadi junto das autoridades do Iraque e considerou-a como um atentado contra a soberania do Iraque e uma ingerência do exército norte-americano nos assuntos internos daquele país.

Jornal de Notícias

0 comentários: