O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou hoje que o Irão entrou numa nova etapa do respectivo programa nuclear ao manter em funcionamento mais de 3.000 centrífugadoras de enriquecimento de urânio, segundo a televisão estatal.
Diário Digital
A República Islâmica «pôs em operação mais de 3.000 centrífugas, e instala tas as semanas uma nova série» de 164 unidades, disse o presidente.
O número de 3.000 centrífugadoras é considerado simbólico. Se funcionarem em plena capacidade, levarão menos de um ano para produzir urânio altamente enriquecido suficiente para fabricar uma bomba atómica.
A afirmação vai de encontro aos dados da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que no último relatório indicou que apenas 1.968 centrífugadoras estavam activas e que outras 656 estavam em diversas etapas de instalação e teste.
Ahmadinejad mencionou a possibilidade de uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contendo sanções contra o Irão afirmando que «após cada resolução, a nação iraniana conseguiu dar um novo passo em direcção ao desenvolvimento nuclear».Diário Digital
0 comentários:
Enviar um comentário