sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Irão: País oferece tecnologia nuclear a países não-alinhados


Teerão, 04/09 - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ofereceu os conhecimentos do Irão em tecnologia nuclear aos membros do Movimento dos Países Não-Alinhados (Noal), ao mesmo tempo em que criticou duramente a política dos Estados Unidos com relação ao seu país.

Num discurso durante reunião ministerial do Noal, inaugurada segunda-feira em Teerão, ele pediu aos países em desenvolvimento que resistam às tentativas de "algumas potências arrogantes de impôr a sua hegemonia por meio da globalização".

Também descartou a possibilidade de um ataque dos EUA, dizendo que o poder americano no Iraque e na região está a decair.

Ahmadinejad disse que, com base nos seus cálculos de engenheiro e na sua crença em Deus, está convencido de que o Irão não será atacado pelas potências ocidentais, que tentam pôr fim o seu programa nuclear.

As declarações de Ahmadinejad foram feitas um dia após ele anunciar que o Irão já tem 3 mil centrífugas, alcançando o seu objectivo de enriquecer urânio em escala industrial.

O anúncio, no entanto, contrasta com o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), segundo o qual o Irão teria cerca de 2 mil centrífugas.

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o Irão havia reduzido o ritmo de enriquecimento e estava a cooperar com os inspectores internacionais.

Em Abril, o Irão anunciou que já estava a enriquecer urânio em escala industrial, mas a AIEA disse, na ocasião, que Teerão tinha apenas 328 centrífugas.

Angola Press

1 comentários:

PintoRibeiro disse...

Bfsemana e um abraço.