sexta-feira, 7 de setembro de 2007

EUA planejariam aniquilar exército do Irã em três dias


O Pentágono teria elaborado planos para intensos ataques aéreos contra 1,2 mil alvos no Irã, com o objetivo de aniquilar a capacidade militar do país em três dias, de acordo com um especialista em segurança consultado pelo jornal britânico The Times.

Alexis Debat, diretor do Núcleo de Terrorismo e Segurança Nacional do Nixon Center, afirmou na semana passada que o exército dos Estados Unidos não estaria preparando "pequenos ataques" contra as instalações nucleares iranianas. "Eles pretendem eliminar toda estrutura militar do Irã", afirmou.

Debat participava de um encontro quando afirmou ao jornal The Sunday Times que o exército norte-americano chegou à seguinte conclusão: "se você realizar pequenos ataques ou uma ação militar 'devastadora', a reação dos iranianos será a mesma". Isso seria "um cálculo estratégico muito legítimo", segundo ele.

O presidente George W. Bush intensificou seus comentários contra o Irã na semana passada, acusando o Teerã de colocar o Oriente Médio "sob as sombras de um holocausto nuclear". Ele alertou ainda que os EUA e seus aliados enfrentariam o Irã "antes que fosse tarde".

Mais de 3 mil centrífugas
O presidente do Irã afirmou hoje que seu país já tem instaladas mais de três mil centrífugas para o enriquecimento de urânio. Além disso, reiterou que o programa nuclear iraniano é pacífico e que cooperará com a AIEA.

"Neste momento, temos mais de três mil centrifugadores em operação, e a cada semana instalamos um novo conjunto deles", afirmou o líder iraniano, segundo a agência de notícias Fras.

JB Online

0 comentários: