sábado, 1 de setembro de 2007

Bush ameaça Irão: «Não se metam no Iraque»


O presidente dos EUA, George W. Bush, acusou o Irão e a Al-Qaeda de fomentarem a instabilidade no Oriente Médio, e disse que uma forma de conter as ambições de Teerão é vencer a guerra no Iraque, informam as agências internacionais.

Considerou, ainda, que as forças extremistas ficarão fortalecidas caso os EUA deixem a região, permitindo que o Irão desenvolva armas nucleares e promova uma corrida ao armamento: «O Irão pode concluir que somos fracos e não conseguimos impedi-los de obter armas nucleares. A forma mais importante e imediata de conter as ambições da Al-Qaeda, do Irão e de outras forças da instabilidade e do terror é vencer a luta no Iraque».

Horas antes, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, tinha dito que o poderio dos EUA no Iraque estava a desmoronar-se e que Teerão se dispunha a intervir para preencher o vácuo.

Como reacção, Bush disse que as forças americanas apreenderam recentemente foguetes fabricados no Irão, e que ataques a quartéis e soldados dos EUA com armas fornecidas pelo Irão aumentaram nos últimos meses. Acusou ainda a República Islâmica de fornecer armas aos Taliban no Afeganistão.

«O regime iraniano deve suspender tais acções. Até que isso ocorra, tomarei as acções necessárias para proteger as nossas tropas. Autorizei nossos comandantes militares no Irão a confrontarem as actividades homicidas de Teerão», vincou.

Portugal Diário

0 comentários: