quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Chávez confirma que Ahmadinejad visitará a Venezuela nos próximos dias


Caracas, 23 set (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou hoje que "nos próximos dias" a Venezuela será novamente visitada pelo governante do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e destacou que nenhum dos dois países, com tensas relações com os Estados Unidos, constrói bombas atômicas.

"Isto é revolução petroquímica, não bombas atômicas; como Ahmadinejad nos visitará nos próximos dias dirão por aí que avançamos na construção de bombas atômicas", disse Chávez ao inaugurar a ampliação de instalações petroquímicas no Lago de Maracaibo, noroeste venezuelano.

O presidente do Irã anunciou que, após participar na terça-feira da Assembléia da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, viajará para Venezuela e Bolívia, duas nações latino-americanas com tensas relações com os Estados Unidos, embora não tenha informado a data exata das visitas.

Chávez também revelou que o presidente da Bolívia, Evo Morales, fez nas últimas horas uma breve passagem pela Venezuela a caminho de Nova York, onde também participará da Assembléia Geral da ONU.

"Quero dizer que hoje, à meia-noite, esteve na Venezuela, fazendo uma escala em Maiquetía (perto de Caracas) rumo a Nova York, o irmão presidente da Bolívia, e o chanceler Nicolás (Maduro) o recebeu e conversou com ele" assuntos não revelados, afirmou.

Desde sua eleição em 2005, Ahmadinejad estabeleceu relações privilegiadas com Chávez, no poder desde 1999, e ambos se visitaram em duas vezes e três oportunidades, respectivamente.

Os dois países assinaram desde então diversos acordos e convênios em diferentes setores econômicos, com investimentos recíprocos de mais de US$ 10 bilhões, cerca da metade para projetos petrolíferos na Venezuela.

Na visita de Chávez ao Irã em julho, o presidente pôs com Ahmadinejad a pedra fundamental de um complexo petroquímico bilateral no país, e ambos devem fazer o mesmo na próxima semana com um complexo semelhante na Venezuela.

A nova visita de Ahmadinejad ocorre depois que, em 18 de setembro, um centro de estudos políticos de Washington indicou que Chávez transformou a Venezuela em um refúgio de terroristas.

"Infelizmente, está buscando alianças abertamente hostis aos Estados Unidos, incluindo o Irã e a Coréia do Norte, e com nações que cada vez se opõem mais aos interesses dos Estados Unidos e seus aliados, como a China e Rússia".

A acusação faz parte do documentário "Crisis in the Americas", do "American Security Council Foundation" (ASCF), que sustenta que Chávez "está transformando seu país em uma base de terroristas de todo o mundo, incluindo grupos do Oriente Médio, tais como Hisbolá e Hamas".

Último Segundo

0 comentários: