LA PAZ - O governo boliviano anunciou na terça-feira o restabelecimento de relações diplomáticas plenas com o Irã, mas afirmou que isso não deve afetar a cooperação de La Paz com Washington.
O chanceler boliviano, David Choquehuanca, disse que um acordo de fortalecimento de vínculos foi firmado há uma semana e busca impulsionar principalmente a cooperação econômica entre Irã e Bolívia.
O Irã é um dos principais adversários dos EUA no mundo, qualificado há alguns anos pelo presidente George W. Bush como parte de um "eixo do mal".
Há uma semana, o governo de Evo Morales pôs em dúvida suas relações com os EUA ao denunciar que parte da cooperação econômica de Washington estaria sendo destinada a financiar atividades da oposição de direita.
- Firmou-se o estabelecimento de relações diplomáticas entre Bolívia e Irã - disse Choquehuanca em entrevista coletiva, embora uma porta-voz da chancelaria tenha explicado que se trata na verdade de um "relançamento", já que nas últimas décadas as relações bilaterais quase desapareceram.
Choquehuanca disse que a aproximação com o Irã "não tem por que prejudicar as relações da Bolívia com os Estados Unidos, já que se trata de uma ação realizada no âmbito da soberania dos povos."
A porta-voz Mayra Gómez disse que o governo Morales pretende manter relações "muito ativas" com o Irã, mas que "ainda não há planos concretos para enviar um embaixador ao Irã".JB Online
0 comentários:
Enviar um comentário