segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Presidentes egípcio e turco contra acção militar no Irão

Cairo, Egipto (PANA) - O Presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o seu homólogo turco, Abdullah Gul, advertiram contra a utilização da força contra o Irão para lhe obrigar a renunciar às suas ambições nucleares.

Durante uma conferênca de imprensa conjunta no Cairo, o Presidente Mubarak declarou que a situação necessita uma solução outra que as bombas e a invasão.

"Não temos nenhum pormenor sobre o programa nuclear iraniano, mas se tal programa representar um perigo deve-se remediar de maneira pacífica", declarou o Presidente Mubarak.

"A utilização da força não é necessária porque pode ter consequências graves na região e no mundo", acrescentou o Presidente egípcio, que devia reunir-se quarta-feira com o seu homólogo norte-americano, George Bush, durante algumas horas.

"Os problemas devem ser resolvidos por via diplomática", acrescentou, por seu turno, o Presidente turco.

George Bush, que termina um périplo de oito dias pelo Médio Oriente, declarou nos Emirados Árabes Unidos que o Irão se tornou "o principal padrinho do terrorismo mundial" e a maior ameaça para a estabilidade da região com a Al Qaeda.

"É por isso que os Estados Unidos estão a reforçar os seus compromissos de segurança de longa data com os seus aliados no Golfo e no mundo inteiro para fazer face ao perigo antes que não seja muito tarde", declarou o Presidente Bush.

O Egipto sempre expressou a sua preocupação pela opção militar contra o Irão.

Os Estados Unidos acusam o Irão de usar energia nuclear para fabricar uma bomba nuclear.

O Governo iraniano lembra que o seu programa não visa desenvolver uma bomba, mas satisfazer a forte procura de energia nuclear da sua população em crescimento. [fonte]

0 comentários: