quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Irão critica périplo de Bush pelo Médio Oriente


O Irão criticou hoje o próximo périplo pelo Médio Oriente do presidente norte-americano, George W. Bush, classificando-o como uma «ingerência» nos assuntos regionais.

«Consideramos esta visita uma interferência nas relações entre os países da região e acto de propaganda», disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Ali Hosseini, numa conferência de imprensa.

Bush será o primeiro presidente dos Estados Unidos nos últimos nove anos a visitar Israel, inimigo do Irão.

Bill Clinton foi o último presidente norte-americano a fazê-lo, em 1998, tendo estado também na Cisjordânia, quando Yasser Arafat era presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP).

O objectivo da visita de George W. Bush, que o levará também à Cisjordânia e a outros países da região, será ao mesmo tempo estimular o processo de paz entre Israel e os palestinianos, mas também tranquilizar os seus aliados do Golfo sobre o compromisso norte-americano de garantir a sua segurança e conter a crescente influência do Irão.

A visita de Bush também estimulou um norte-americano convertido ao Islão e membro da Al Qaeda a apelar hoje, via Internet, para que os activistas islamistas recebam o presidente dos Estados Unidos «com bombas e automóveis armadilhados» durante a visita.

«Faço um apelo urgente aos nossos irmãos mudjahidines para que acolham o cruzado, o carrasco Bush, não com flores e aplausos, mas com bombas e automóveis armadilhados«, declarou Adam Yahiye Gadahn numa mensagem sonora.

O apelo de Gadahn, pseudónimo de »Azzam, o Americano«, foi posto em linha numa página Internet islamista e a sua autenticidade não foi ainda certificada.

George W. Bush inicia quarta-feira um périplo pelo Médio Oriente, com Israel por ponto de chegada, visitando depois a Cisjordânia, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egipto. [fonte]

0 comentários: