quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Irão está disposto a resolver questão nuclear

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ali Bagheri, assegurou hoje em Madrid que o Irão está preparado para resolver «definitivamente» as divergências com a comunidade internacional sobre o respectivo programa nuclear.

Em conferência de imprensa por ocasião da sua participação no 1º Fórum da Aliança de Civilizações, Bagheri assegurou que actualmente «as circunstâncias são muito favoráveis» e que o Irão «está a preparar-se para resolver definitivamente a questão».

O vice-ministro lembrou que o último relatório do director-geral da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei, «demonstrava que tinham sido solucionadas algumas das ambiguidades que existiam relativamente à questão nuclear».

Bagheri reprovou «os dois pesos e duas medidas internacionais» utilizados pelos seis países que participam nas negociações, recriminou os Estados Unidos pela sua ingerência na solução do problema, e também os «unilateralistas que querem que a Europa não tenha um papel destacado a nível mundial».

Neste sentido, insistiu em que as circunstâncias actuais são muito favoráveis e que, na sua opinião, um fracasso nesta questão representaria «um fracasso da Europa no seu papel internacional».

Bagheri reiterou que «as acções nucleares iranianas são totalmente transparentes» e criticou o presidente norte-americano, George W. Bush, pela sua atitude e declarações que fez no périplo por vários países árabes, «algo que não ajuda à calma e tranquilidade na região», disse.

Considerou ainda que os países da região «não têm problemas entre si».

«Bush, da mesma forma como disse querer levar segurança ao Afeganistão, e tranquilidade ao Iraque, com toda certeza quer fazer o mesmo noutras áreas do Golfo», ironizou. [fonte]

0 comentários: