sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Irão: Governo divulga vídeo sobre incidente com navios americanos

Teerão, 10/01 - O Irãdivulgou um vídeo mostrando a sua versão do incidente que ocorreu entre embarcações iranianas e navios americanos no domingo no Estreito de Ormuz.

Neste vídeo, não há sinal de agressão ou de um comportamento ameaçador por parte dos iranianos, como havia sido alegado pelos Estados Unidos, que, na terça-feira, também divulgaram um vídeo do incidente.

No vídeo divulgado pelo Irão, um iraniano aparece a falar em um rádio de mão se identificando e pedindo que os navios americanos indiquem a sua rota e velocidade. "Navio de número 73, esta é uma patrulha iraniana", diz o iraniano.

"Este é o navio de número 73. Eu estou operando em águas internacionais", responde o americano.

No entanto, as imagens duram pouco mais de 5 minutos e não mostrariam todo o incidente, que, segundo os americanos, teria durado 20 minutos.

Na terça-feira, a Marinha americana divulgou um vídeo que diz confirmar a sua alegação de que lanchas iranianasa teriam ameaçado explodir navios americanos.

O incidente ocorreu no domingo quando três embarcações americanas navegavam pelo Estreito de Ormuz, entre a Península Arábica e o Irão. [fonte]

0 comentários: