quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

ElBaradei desloca-se esta semana ao Irão


O director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei, desloca-se no fim da semana a Teerão, onde se reunirá com representantes do Governo iraniano para falar sobre o polémico programa nuclear do país.

Segundo um comunicado da AIEA emitido hoje em Viena, ElBaradei foi convidado pelo Governo de Teerão para se reunir com «altos funcionários» na sexta-feira e no sábado.

«O director-geral espera que a visita desenvolva vias e meios para fortalecer e acelerar a aplicação das salvaguardas no Irão», lê-se na nota.

A AIEA destaca que o objectivo da viagem é «resolver todos os assuntos pendentes e possibilitar que a AIEA obtenha mais certeza sobre o passado e o presente das actividades nucleares do Irão».

Segundo uma fonte da AIEA, ElBaradei viajará acompanhado pelo subdirector da agência encarregue de salvaguardas, o finlandês Olli Heinonen.

A viagem de ElBaradei a Teerão coincidirá com a viagem do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a vários países do Médio Oriente. [fonte]

0 comentários: