terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Israel admite todas opções para impedir Irão nuclear


O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, advertiu hoje no Parlamento que Israel «não rejeita qualquer opção» para impedir o Irão de obter a bomba atómica, afirmou um participante da sessão parlamentar que pediu para não ser identificado.

Segundo a fonte, esta afirmação de Olmert, feita durante uma reunião da comissão parlamentar de Defesa e dos Negócios Estrangeiros, é a indicação mais clara feita até agora pelo primeiro-ministro de que Israel tenciona utilizar a força militar para destruir as ambições nucleares de Teerão.

«Israel claramente não se conciliará com um Irão nuclear», disse ainda Olmert, segundo a fonte.

«Todas as opções para prevenir o Irão de adquirir capacidades nucleares são legítimas conforme o contexto de como abordaremos este assunto», terá adiantado Olmert.

Esta reunião da comissão parlamentar surge dias depois de Olmert ter discutido as ambições nucleares de Irão com o presidente norte-americano, George W. Bush, em Jerusalém.

Em Jerusalém, Bush declarou que o Irão continuava a ser «uma ameaça para a paz mundial», mas reafirmou o compromisso de tentar resolver a crise sobre o programa nuclear iraniano diplomaticamente.

Israel, que enviou aviões de guerra em 1981 para destruir um reactor não acabado no Iraque, também tinha defendido até hoje uma solução diplomática para a crise com Teerão.

Israel considera o Irão o inimigo mais perigoso e não acredita que o programa nuclear iraniano se destine apenas a produzir energia. [fonte]

0 comentários: