terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Gaza: Irão apela levantamento popular contra crimes israelitas

O Irão defendeu hoje um levantamento popular nos países islâmicos contra os «crimes» e o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza, que causou a interrupção do fornecimento de electricidade da única central do território palestiniano.

«Os Estados Unidos e seus aliados são os protectores da entidade sionista (Israel) que comete esses crimes contra o povo palestiniano em Gaza», disse o presidente do Parlamento iraniano, Gholam Haddad Adel, citado pela agência Irna.

«O mundo islâmico deve fazer frente a esses crimes, e não permanecer com os braços cruzados», acrescentou, durante uma sessão no Legislativo, classificando de «vergonhoso o silêncio» das organizações internacionais.

A Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico Hamas - apoiado pelo Irão - «é alvo quase diariamente de violentos ataques israelitas e está agora à beira de uma crise humanitária, os seus habitantes precisam urgentemente de combustível, água e electricidade», acrescentou.

Vários países árabes condenaram os recentes ataques e as medidas punitivas israelitas contra a população de Gaza, tendo o Irão pedido na semana passada a realização de uma reunião de emergência da Organização da Conferência Islâmica (OCI), integrada por 57 países, para discutir a situação. [fonte]

0 comentários: