quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Irão nega «ataque» a navio dos EUA

Podia ter sido o rastilho de uma nova guerra entre os Estados Unidos da América e o Irão. No último fim-de-semana, em águas internacionais do Estreito de Ormuz, uma pequena lancha iraniana aproximou-se de um navio de guerra norte-americano e avisou que ia explodir. O incidente, visto como uma provocação pela Casa Branca, é pura e simplesmente negado por Teerão.

Os iranianos dizem que as imagens e a gravação áudio divulgados pela marinha norte-americana são material de arquivo. Três navios de guerra norte-americanos navegam no Estreito de Ormuz. Em águas internacionais vêem-se rodeados por umas pequenas e velozes lanchas, ao todo cinco, identificadas como embarcações da Guarda Revolucionária Iraniana. As lanchas chegam a uma distância de duzentos metros das fragatas e começa então um diálogo que podia muito bem ser o início de uma nova guerra.

As ameaças não passaram das palavras numa altura em que os navios de guerra norte-americanos já se preparavam para responder com fogo. Factos referentes ao último domingo veementemente negados por Teerão. Os iranianos dizem que estas imagens são de arquivo, mera propaganda dos americanos, mas a Casa Branca leva as manobras a sério.

George W. Bush, Presidente dos EUA, diz que «para nós isto é uma provocação. É uma situação perigosa. E eles não o deviam ter feito, pura e simplesmente». Mais uma acha para a fogueira na tensão entre Washington e Teerão em vésperas da visita de Bush ao Médio Oriente. [fonte]

0 comentários: