sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Irão anuncia que iniciou «nova fase» com AIEA

A cooperação entre o Irão e a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) entrou numa «nova fase», afirmou hoje o assessor internacional do Organismo de Energia Atómica do Irão, Mohammed Saidi.

«Considerando a cooperação activa com a AIEA e os acordos em questões importantes sobre o caso nuclear iraniano, as relações entre Teerão e a agência entraram em uma nova fase», disse Saidi, citado pela agência iraniana Irna.

As declarações de Saidi coincidem com a chegada a Teerão do director da AIEA, Mohamed ElBaradei, para discutir durante dois dias com as autoridades do país as respectivas actividades nucleares.

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) suspeitam que o Irão continua com o respectivo programa nuclear, inclusivamente com o enriquecimento de urânio, para conseguir o conhecimento necessário para construir armas nucleares, algo que Teerão nega.

O responsável iraniano acrescentou que a solução das questões pendentes entre o Irão e a AIEA representará uma «normalização» das relações e o caso nuclear iraniano deixará de ser tratado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Desde Fevereiro de 2006, o Conselho de Segurança é encarregado do chamado «dossier iraniano» e adoptou desde então duas resoluções com sanções diplomáticas e comerciais contra a República Islâmica do Irão.

Os países-membros do Conselho, principalmente os EUA, a França e o Reino Unido, acusam o Irão de ter violado várias normas da AIEA ao não informar a comunidade internacional sobre algumas actividades nucleares e por não querer suspender o enriquecimento como uma medida para gerar confiança.

No sermão de sexta-feira em Teerão, o ayatollah Ahmad Khatami pediu hoje a ElBaradei que encerre as diferenças entre a AIEA e o seu país, e que apresente um relatório «realista e positivo» sobre as actividades nucleares iranianas.

Khatami insistiu em que as actividades nucleares do Irão sempre tiveram fins pacíficos. [fonte]

0 comentários: