terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Irã envia mensagens a países vizinhos para conter pressão de Bush

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reiterou sua disposição em reforçar a cooperação econômica e na segurança com seus vizinhos árabes, aparentemente para conter a pressão exercida pelo presidente dos EUA, George W. Bush, sobre tais países.

Ahmadinejad enviou mensagens aos governantes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (EAU), Qatar, Bahrein, Omã e Kuait --países que integram o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG)-- como informaram nesta segunda-feira fontes iranianas.

Bush, que chega hoje à Arábia Saudita para mais uma etapa de sua visita ao Oriente Médio e ao golfo Pérsico, fez ontem novas advertências ao Irã, país acusado pelo presidente americano de patrocinar o terrorismo e de ameaçar os vizinhos do CCG.

Segundo as fontes iranianas, nas mensagens de Ahmadinejad que foram entregues aos embaixadores do CCG em Teerã, o presidente iraniano propõe um plano de cooperação econômica e outro de segurança apresentado em dezembro ao bloco árabe.

O plano, cujo objetivo é "evitar a intervenção estrangeira [em aparente alusão aos EUA] no golfo", segundo o próprio Ahmadinejad, destaca também a cooperação nos campos de investimento, ensino e turismo, assim como o fortalecimento do setor bancário e a proteção do meio ambiente, entre outros.

Além disso, o plano inclui o estabelecimento de uma "rota de norte a sul do golfo para a exportação de energia", e propõe a anulação dos vistos e a permissão para a livre aquisição de imóveis por cidadãos das duas partes, além da criação de uma zona de livre-comércio.

Em suas mensagens aos líderes do CCG, Ahmadinejad lembrou que eles tinham prometido estudar sua proposta, e destacou a importância entre os países da região nos âmbitos político, econômico, cultural e de segurança, acrescentaram as fontes.

O ministro de Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, repudiou ontem as acusações de Bush de que o Irã apóia o terrorismo, e afirmou que isso "demonstra o fracasso" de sua visita ao Oriente Médio.

Bush iniciou sua viagem na quarta (9) em Israel, e já passou por Cisjordânia, Kuait e Bahrein.
O presidente deve concluir a visita nesta quarta-feira (16), após uma breve passagem pelo Egito. [fonte]

0 comentários: