segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Bush apoiará Israel sem reservas em caso de ataque iraniano


O presidente norte-americano, George W. Bush, afirma que os Estados Unidos apoiarão Israel «sem reservas» se for atacado pelo Irão, numa entrevista de que foi hoje difundido um extracto pela rádio militar israelita.

«Em caso de ataque do Irão a Israel, defenderemos o nosso aliado, sem reservas», declarou Bush numa entrevista exclusiva à cadeia pública da televisão israelita, que irá difundi-la na íntegra hoje à noite.

«Se eu fosse israelita, levaria a sério as palavras do presidente iraniano (Mahmud Ahmadinejad)«, referindo-se às ameaças do líder iraniano de »apagar Israel do mapa«.

Para os Estados Unidos e para os países ocidentais, o Irão é suspeito de pretender dotar-se da bomba atómica.

No início de Dezembro, um relatório de síntese dos 16 serviços de informações dos Estados Unidos referia, no entanto, que o programa nuclear militar iraniano foi suspenso em 2003.

Apesar disso, os ocidentais anunciaram que iriam continuar a exercer pressões sobre Teerão para levá-lo a suspender o enriquecimento de urânio, um combustível indispensável ao fabrico de armas nucleares.

O Irão congratulou-se pela publicação do relatório das »secretas« norte-americanas, que a seu ver prova que Washington está enganado sobre os objectivos do programa iraniano.

George W. Bush iniciará quarta-feira um périplo pelo Médio Oriente que o levará a Israel, Cisjordânia, vários países do Golfo e Egipto. [fonte]

0 comentários: