O despudor e o topete israelitas
0 Comments - 15 Jul 2010
Encontra-se entre nós o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irão, Dr. Manoutchehr Mottaki (que hoje recebeu de manhã jornalistas portugueses para uma franca, aberta e participada conferência) que, como é óbvio e evidente, pelas mais simples regras de cortesia, protocolo e reciprocidade existentes entre países com relações d...

More Link
O Irão e a energia nuclear
0 Comments - 15 Jul 2010
Com cerca de 72 milhões de habitantes, a República Islâmica do Irão, na direcção da sua construção e esplendor, realizou grandes esforços e teve um grande de- senvolvimento na área da energia nuclear pacífica. No quadro das quatro décadas de presença do Irão na Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) e de acordo com o Tratado de Não-Prolif...

More Link

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Irão recebe terceiro lote de combustível nuclear


O Irão recebeu hoje um terceiro lote de combustível nuclear para a central de Bushehr, que está a ser construída por empresas russas, noticiou a agência RIA-Novosti.

Trata-se de uma carga de 11 toneladas de urânio que, de acordo com fontes do Organismo de Energia Nuclear do Irão, faz parte de um conjunto de cinco lotes que serão fornecidos pela Rússia, mediante o calendário estabelecido.

O director da companhia russa Atomstroiexport, Serguei Chmatko, que está a construir a central nuclear iraniana, Bushehr só entrará em funcionamento em 2009.

Porém, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Manuchehr Mottaki, declarou que a central começará a trabalhar a 50 por cento da capacidade antes do Verão.

A Rússia começou a fornecer combustível nuclear para a central de Bushehr em 16 de Dezembro passado. Ao todo, Moscovo deverá enviar para o Irão 82 toneladas de combustível nuclear.

As autoridades russas sublinharam que estes fornecimentos estão a ser realizados sob o controlo da Agência Internacional para Energia Atómica (AIEA).

Os Estados Unidos não esconderam a sua insatisfação face à cooperação russo-iraniana no campo nuclear.

"O Irão não precisa de aprender a enriquecer urânio se o combustível nuclear para os reactores é fornecido pela Rússia", declarou o Presidente norte-americano, George W. Bush, na sequência do anúncio do envio do primeiro fornecimento de urânio de Moscovo para o Irão, no passado mês de Dezembro.

Por sua vez, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, considerou que "a Rússia não vê necessidade económica para a continuação do programa de enriquecimento de urânio pelo Irão".

O líder espiritual do Irão, Ali Khamenei, sublinhou já que o país irá continuar a enriquecer urânio para garantir combustível para as futuras centrais nucleares. [fonte]

0 comentários: