sábado, 12 de janeiro de 2008

ElBaradei se reuniu com Ahmadinejad e com autoridade nuclear iraniana

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, se reuniu neste sábado pela manhã com o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad e com o chefe do programa nuclear, Said Khalili, indicaram as agências de notícias iranianas.

ElBaradei e Khalili falaram sobre as "atividades nucleares do Irã, sobre a cooperação entre Teerã e a AIEA e sobre os meios para que as negociações entre o Irã e o grupo 5+1 sejam retomadas", informou a agência Mehr.

Sobre o encontro entre ElBaradei e Ahmadinejad nenhuma informação foi fornecida.

O grupo 5+1 reúne os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, ou seja China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, e a Alemanha.

Neste sábado à tarde o diretor da AIEA deverá se reunir com o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, que tem a última palavra nos assuntos mais importantes do país, em especial a questão nuclear.

Até o momento, Khamenei rejeitou qualquer possibilidade de suspender o programa iraniano de enriquecimento de urânio, como exige o Conselho de Segurança da ONU.

Essa reunião foi classificada de muito importante em Teerã.

Na sexta-feira, após uma reunião de duas horas com o chefe da Organização Iraniana de Energia Atômica, Gholamreza Aghazadeh, o diretor geral da AIEA pediu que Teerã acelere sua cooperação com o organismo internacional "para esclarecer todos os assuntos pendentes" e mostrar um "máximo de transparência".

O Irã se comprometeu em agosto passado a dar todas as respostas necessárias à AIEA antes do final de 2007. Mas ElBaradei deu a entender que ainda resta muito trabalho a ser feito.

ElBaradei pediu a Teerã que aumente sua cooperação para que possa apresentar um relatório ao conselho de governadores da AIEA, que deverá se reunir em março. [fonte]

0 comentários: