quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Irão: Governo considera de fracasso visita de Bush ao Golfo Pérsico


Teerão, 14/01 - O governo iraniano considerou domingo que os seus vizinhos árabes fizeram fracassar o plano do presidente dos EUA, George W. Bush, de isolar o país.

O governo iraniano minimizou a importância das advertências de Washington contra Teerão após o incidente de domingo último no Estreito de Ormuz.

O porta-voz do Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohamad Ali Hosseini, também declarou que a viagem de Bush pelo Médio Oriente e o Golfo Pérsico tem como objectivo "apoiar interesses" de Israel "contra os palestinianos" e incitar os países árabes contra o Irão.

"Os países da região fizeram fracassar os planos de Bush contra o nosso país e fortaleceram a sua cooperação com a República Islâmica", disse Hosseini, segundo a rede de televisão iraniana "Alalam".

Bush, que chegou hoje aos Emirados Árabes Unidos (EAU), após ter visitado Barein, Koweit, Cisjordânia e Israel, lançou novas advertências contra o Irão durante a sua viagem.

Além disso, voltou a acusar Teerão de apoiar milícias insurgentes no Iraque, algo negado pelas autoridades locais.

O presidente dos Estados Unidos ainda se referiu às ameaças, segundo a versão do Pentágono, de lanchas iranianas à navios militares norte-americanos no Estreito de Ormuz, e alertou o Irão para que acções similares não se repitam, já que poderiam ter "sérias consequências". [fonte]

0 comentários: