O despudor e o topete israelitas
0 Comments - 15 Jul 2010
Encontra-se entre nós o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irão, Dr. Manoutchehr Mottaki (que hoje recebeu de manhã jornalistas portugueses para uma franca, aberta e participada conferência) que, como é óbvio e evidente, pelas mais simples regras de cortesia, protocolo e reciprocidade existentes entre países com relações d...

More Link
O Irão e a energia nuclear
0 Comments - 15 Jul 2010
Com cerca de 72 milhões de habitantes, a República Islâmica do Irão, na direcção da sua construção e esplendor, realizou grandes esforços e teve um grande de- senvolvimento na área da energia nuclear pacífica. No quadro das quatro décadas de presença do Irão na Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) e de acordo com o Tratado de Não-Prolif...

More Link

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Irão projecta renovar refinaria de petróleo no Zimbabwe

Harare, Zimbabwe (PANA) - O Irão preconiza investir numa refinaria no Zimbabwe para abastecer o país em petróleo, declarou quarta-feira o embaixador do Irão no Zimbabwe, Rasoul Momeni.

O Zimbabwe quer renovar e relançar uma velha refinaria construída nos anos 70 com a ajuda do Irão.

A Refinaria de Feruka situada na cidade de Mutare, no leste do país, liga à cidade portuária de Beira, de onde se fazem a maioria das importações petrolíferas do Zimbabwe através dum oleoduto.

Momeni declarou que o seu país discutiu com o Governo de Harare sobre a renovação da refinaria de petróleo sem revelar o custo desta restauração.

"Hoje a questão da energia é a mais fundamental na cena internacional. Tendo em conta o aumento dos preços de petróleo no mercado internacional, a renovação da refinaria de Feruka reveste-se duma importância capital", declarou.

"As equipas técnicas já inspeccionaram a refinaria e apresentaram os resultados dos seus estudos às autoridades zimbabweanas", disse o diplomata.

Além da transformação do petróleo bruto para o Zimbabwe, a refinaria de Feruka tem capacidade de abastecer igualmente os países da região como o Malawi, Moçambique, a África do Sul e a Zâmbia.

A retomada das actividades da refinaria estimulará a economia do Zimbabwe, confrontada com uma penúria durante mais de sete anos devido a falta de divisas.

Para corrigir as penúrias de petróleo, o país abriu em Dezembro último uma fábrica de produção de biocombustível na capital Harare com o apoio da Coreia do Sul. [fonte]

0 comentários: