sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Irão rejeita pressões e vencerá no final, diz Ahmadinejad

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, rejeitou hoje as novas pressões das potências internacionais sobre o Irão para que suspenda o respectivo programa nuclear, e disse acreditar que a República Islâmica «ganhará no final».

O governante iraniano, citado pela agência Irna, não se referiu, no entanto, à advertência da Rússia de apoiar uma nova resolução internacional contra o Irão se este não abandonar as respectivas actividades do enriquecimento de urânio.

«Os inimigos vêm todos os dias com uma nova desculpa para impedir o desenvolvimento do povo iraniano (...) a sua desculpa há vários anos é a questão nuclear», disse Ahmadinejad, numa cerimónia em Teerão em memória dos «mártires» iranianos da guerra contra o Iraque (1980-88).

O presidente iraniano respondeu assim às tentativas de França, EUA e Alemanha de conseguir a aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU para novas sanções contra o Irão, que garante que o seu programa é pacífico, enquanto as grandes potências suspeitam que tem fins militares.

Ahmadinejad, bem como outros vários responsáveis do regime de Teerão, reiteraram várias vezes que as sanções não levarão o Irão a suspender os planos atómicos, incluindo o enriquecimento de urânio, que consideram um «direito indiscutível do povo iraniano». «O povo do Irão será o vencedor final, e não há potência que possa impedir o seu desenvolvimento», disse. [fonte]

0 comentários: