domingo, 17 de fevereiro de 2008

Gastos militares do Irão são dos mais baixos no Médio Oriente

Apesar de ter a segunda maior população do Médio Oriente (atrás apenas do Egipto), o Irão é um dos países que menos gasta com defesa na região, informa a edição de 2008 do Military Balance, publicado pelo Instituto Internacional para Estudos Estratégicos. O Irão gasta 110 dólares per capita com a defesa, enquanto Israel gasta 1.737 dólares, quase 17 vezes mais.

Os gastos militares israelitas, aliás, são os segundos mais altos do mundo, ficando apenas 59 dólares per capita abaixo dos dos Estados Unidos, excluindo o Qatar, que tem uma população inferior a um milhão.

Mesmo em percentagem do Produto Nacional Bruto, o Irão gasta menos de metade do que Israel (3,3% do Irão, contra 7,9% de Israel).

Os editores do Military Balance informam que o governo israelita aumentou o orçamento militar depois da segunda guerra do Líbano, e que Washington comprometeu-se com um pacote de 30 mil milhões de financiamento militar entre 2009 e 2018, o que representa um aumento de 25% comparado com o anterior período de dez anos. [fonte]

0 comentários: