quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Iraque anuncia conversas entre EUA e Teerã sobre segurança

Moscou, 12 fev (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores iraquiano, Hoshiar Zebari, anunciou hoje, em Moscou, que os Estados Unidos e Teerã manterão conversas sobre a segurança iraquiana dentro de alguns dias em Bagdá. "Estamos fazendo tudo o possível para organizar uma quarta rodada de conversas entre Estados Unidos e Irã em nosso país. Está previsto para começar dentro de alguns dias", disse Zebari, em entrevista coletiva ao término de sua visita à capital russa.

Além disso, o ministro informou sobre a possibilidade de que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, viaje em breve a Bagdá.

"Convidamos o presidente Ahmadinejad a viajar ao Iraque, e tudo leva a crer que esta visita acontecerá no início de março", acrescentou o ministro de Exteriores iraquiano, citado pelas agências russas.

Além disso, Zebari disse que o Iraque não deve prolongar o mandato das forças internacionais no país, mas espera que os Estados Unidos mantenham sua presença.

"Este ano, de acordo com a resolução da ONU, o mandato das forças internacionais foi prolongado pela última vez. Esperamos que seja efetivamente a última".

Além disso, disse que, "em um futuro próximo, começarão as negociações entre Iraque e Estados Unidos para assinar um acordo de paz, amizade e cooperação".

Zebari também disse que Bagdá está disposto a cooperar com companhias russas interessadas em entrar no mercado iraquiano, mas afirmou que não receberão um tratamento privilegiado.

"Abrimos as portas às companhias russas em todas as esferas, mas só em condições de igualdade", disse.

Segundo o ministro iraquiano, "o princípio que rege agora no Iraque é o da livre concorrência. Está prevista em breve a adoção de uma lei em matéria de petróleo e gás que garantirá as atividades das companhias russas para a extração nas mesmas condições que outras empresas", acrescentou.

Zebari agradeceu à Rússia o perdão de 93% da dívida contraída pelo Iraque, que é de mais de US$ 12 bilhões, e a reestruturação dos 7% restantes (US$ 900 milhões) até 2025.

"Apreciamos muito os esforços do Governo russo ao tomar essa decisão", disse. [fonte]

0 comentários: