domingo, 26 de abril de 2009

Irão avisa EUA que é melhor não fazer ameaças para não estragar clima de diálogo

Teerão minimizou a ameaça de endurecimento das sanções contra o Irão feita pela secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton caso a nova abertura para negociações oferecida pela Administração Obama não seja aceite pela República Islâmica. “A era das ameaças e das pressões políticas acabou. Acreditamos é preciso resolver os problemas através do diálogo e da interacção”, afirmou o porta-voz do Governo, Gholam Hossein Elham.

Ontem, tinha sido a vez do ex-Presidente Akbar Hachemi Rafsanjani apelar aos Estados Unidos para que se abstivessem de ameaçar o Irão com novas sanções. “Clinton disse: ‘Estamos prontos a discutir mas preparamos, paralelamente, sanções paralisantes contra o Irão. Fariam melhor em não divulgar estes comentários, para não estragar a atmosfera favorável às negociações que existe actualmente no Irão”, afirmou, num aviso claro aos EUA.

As palavras de Clinton ameaçando novas sanções são de quarta-feira. No mesmo dia, o Irão tinha respondido favoravelmente a um apelo das grandes potências para regressar ao diálogo sobre as suas actividades nucleares, embora ressalvando que continuaria a actividade de enriquecimento de urânio. [fonte]

0 comentários: