quinta-feira, 25 de junho de 2009

Oração de Sexta-feira de S. Ex. Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo da República Islâmica do Irão

A Embaixada da República Islâmica do Irão apresenta o seuscumprimentos e tem a honra de informar que;

Nos discursos da Oração de Sexta-feira, Sua Excelência Ayatollah Ali Khamenei, o Líder Supremo do Irão explicou os problemas relacionados com as eleições presidênciais da República Islâmica do Irão. Neste discurso, o Lider declarou que os quase 40 milhões de iranianos participaram nas eleições de 12 de Junho no Irão, com uma taxa 85% de participação, e que as diferenças entre o Presidente reeleito com o seu rival eleitoral sobre os resultados das eleições, são um assunto interno das famílias iranianas. E foi pedido aos países estrangeiros para não intervirem nos assuntos internos do Irão.

O Líder Supremo considerou que a única via para seguir os protestos contra os resultados das eleições presidências do Irão é a via legal, e pediu que, em vez de chamar os apoiantes dos candidatos para as ruas e pressionar o comité das eleições, escolhessem as provas concretas sobre os seus protestos e apresenta-las à Comissão das eleições. O Ayatollah Khamenei declarou, também, que a desobedência à lei e às vias legais são o início da ditaura e uma situação perigosa para o futuro do país.

Como os assuntos e os protestos contra os resultados das eleições foram suficientemente apresentados neste discuro, é conveniente que todos os assuntos que são elaborados e divulgados nos médias sejam apresentados directamente às altas autoridades responsáveis do Irão e que as opiniões directas das altas autoridades do Irão sejam recebidas e avaliadas.

O completo discurso da Sua Excelência Senhor Ayatollah Khamenei proferido na oração de Sexta-feira está apresentado, em inglês, em:

http://www.youtube.com/watch?v=Co2r-iNMpBs

http://www.youtube.com/watch?v=jFDtmuDeIbs

Por causa de ser longo do discurso, o mesmo está apresentado em duas partes: 29 minutos iniciais do discurso, a primeira parte, está no primeiro link, e o restante, no segundo.

Além destes dois links, o resumo, em inglês, do discurso de Sua Excelência Ayatollah Khamenei encontra-se no link seguinte:

http://english.khamenei.ir//index.php?option=comcontent&task=view&id=1137

Embaixada da República Islâmica do Irão
Rua Alto do Duque, 49
1400-009 Lisboa
Tel.: 21 30 41 850
Fax: 21 30 10 777

0 comentários: